Nesta quarta-feira (29), teve início o 1º Fórum Municipal de Turismo de Restinga Sêca. O evento começou às 8h30min, no Hotel Recanto Business Center, no Recanto Maestro. O principal objetivo da iniciativa é fomentar, qualificar e profissionalizar o turismo no município e, ainda, consolidar a criação de uma Governança Regional que reúna toda a Quarta Colônia.
Dentre as pautas em discussão nesta quarta-feira estão as agências de turismo como novas promotoras de roteiros, o Geoparque Quarta Colônia e o turismo, a diversificação de propriedade, e a experiência e empreendedorismo dos Caminhos de Caravaggio. Além disso, na oportunidade, também será lançada a primeira rota de turismo rural do município.
– Nós temos em Restinga uma variedade imensa de localidades que são verdadeiros museus da história da cidade. Além disso, nós temos uma cultura italiana e alemã, onde se preza muito pela culinária. O objetivo também é mostrar para um turista como é uma plantação de arroz, por exemplo. Este é o turismo rural que estamos implementando e apresentado hoje aos demais que querem aprender e se qualificar – explica o vice-prefeito de Restinga Sêca, Vilmar João Foletto.
Leia também:
História, cultura e turismo: conheça as potencialidades de Caçapava do Sul, que busca se tornar um geoparque da UnescoDiário Explica: por que a Quarta Colônia tem esse nome?
Com relação ao Geoparque Quarta Colônia, Jaciele Sell, diretora do espaço ressalta que o fórum é um meio importante para o desenvolvimento do geoparque, já que por meio do turismo é possível incentivar a valorização e a conservação do patrimônio. Ela também comenta sobre as expectativas do evento:
– O fórum municipal de Restinga Sêca vem para incrementar e complementar uma rodada de fóruns municipais que estão acontecendo na Quarta Colônia, entre os nove municípios. É uma tentativa de aproximar todos os atores envolvidos nesse trade do turismo. Então, é trazer os empreendedores, o poder público, as lideranças locais para pensar, primeiro, em uma escala municipal, hoje, no caso, Restinga Sêca, e, ao final deste ano, após a gente ter realizado todos os fóruns, conseguir pensar em um turismo mais integrado na Quarta Colônia.
A diretora administrativa do Grupo Diário, Vanessa Rizzi, também participou do evento ainda na manhã desta quarta. Ela reforçou o compromisso do Diário de Santa Maria com o desenvolvimento da Região:
– O nosso interesse é fazer com que os municípios busquem uma potencialidade, uma valorização tanto no seu turismo como na sua cultura. Para nós é extremamente relevante a participação para a repercussão das ações e dos movimentos a partir de toda a valorização desse turismo e desenvolvimento econômico e social – completa.
O evento segue durante o início da tarde e o encerramento está previsto para as 15h45min, após a assinatura do termo de parceria com o Sebrae e o lançamento oficial do roteiro “Nos trilhos da cultura e do sabor”.
Leia todas as notícas