Representantes dos municípios da Região participam do 1º Fórum Municipal de Turismo de Restinga Sêca

Redação do Diário

Representantes dos municípios da Região participam do 1º Fórum Municipal de Turismo de Restinga Sêca
Foto: Nathália Schneider (Diário)

Nesta quarta-feira (29), teve início o 1º Fórum Municipal de Turismo de Restinga Sêca. O evento começou às 8h30min, no Hotel Recanto Business Center, no Recanto Maestro. O principal objetivo da iniciativa é fomentar, qualificar e profissionalizar o turismo no município e, ainda, consolidar a criação de uma Governança Regional que reúna toda a Quarta Colônia.

Dentre as pautas em discussão nesta quarta-feira estão as agências de turismo como novas promotoras de roteiros, o Geoparque Quarta Colônia e o turismo, a diversificação de propriedade, e a experiência e empreendedorismo dos Caminhos de Caravaggio. Além disso, na oportunidade, também será lançada a primeira rota de turismo rural do município.

– Nós temos em Restinga uma variedade imensa de localidades que são verdadeiros museus da história da cidade. Além disso, nós temos uma cultura italiana e alemã, onde se preza muito pela culinária. O objetivo também é mostrar para um turista como é uma plantação de arroz, por exemplo. Este é o turismo rural que estamos implementando e apresentado hoje aos demais que querem aprender e se qualificar – explica o vice-prefeito de Restinga Sêca, Vilmar João Foletto.

Leia também:

História, cultura e turismo: conheça as potencialidades de Caçapava do Sul, que busca se tornar um geoparque da UnescoDiário Explica: por que a Quarta Colônia tem esse nome?

Com relação ao Geoparque Quarta Colônia, Jaciele Sell, diretora do espaço ressalta que o fórum é um meio importante para o desenvolvimento do geoparque, já que por meio do turismo é possível incentivar a valorização e a conservação do patrimônio. Ela também comenta sobre as expectativas do evento:

– O fórum municipal de Restinga Sêca vem para incrementar e complementar uma rodada de fóruns municipais que estão acontecendo na Quarta Colônia, entre os nove municípios. É uma tentativa de aproximar todos os atores envolvidos nesse trade do turismo. Então, é trazer os empreendedores, o poder público, as lideranças locais para pensar, primeiro, em uma escala municipal, hoje, no caso, Restinga Sêca, e, ao final deste ano, após a gente ter realizado todos os fóruns, conseguir pensar em um turismo mais integrado na Quarta Colônia.

A diretora administrativa do Grupo Diário, Vanessa Rizzi, também participou do evento ainda na manhã desta quarta. Ela reforçou o compromisso do Diário de Santa Maria com o desenvolvimento da Região:

– O nosso interesse é fazer com que os municípios busquem uma potencialidade, uma valorização tanto no seu turismo como na sua cultura. Para nós é extremamente relevante a participação para a repercussão das ações e dos movimentos a partir de toda a valorização desse turismo e desenvolvimento econômico e social – completa.

O evento segue durante o início da tarde e o encerramento está previsto para as 15h45min, após a assinatura do termo de parceria com o Sebrae e o lançamento oficial do roteiro “Nos trilhos da cultura e do sabor”.

Leia todas as notícas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Potencialidades turísticas serão discutidas na região Anterior

Potencialidades turísticas serão discutidas na região

Jaqueline Silveira: Câmara de Vereadores discute isenção de IPTU para templos de Santa Maria Próximo

Jaqueline Silveira: Câmara de Vereadores discute isenção de IPTU para templos de Santa Maria

Geral